terça-feira, 31 de julho de 2012

FALANDO DE GESTÃO


Carta do Leitor


Hoje, temos o texto do Administrador Antonio Lucas, vieirense, assim como a maioria de nós, teve que se ausentar de sua terra origem para procurar oportunidade profissional em outra cidade, atualmente reside em Mossoró-RN. O texto mostra a capacidade de refletir e criticar inteligentemente o que seria uma gestão pública, amparado por literários, dignos de referência para entender o que é uma Administração pública, para aqueles que almejam eficiência. Veja o texto na íntegra:

A evolução politica, na gestão publica e de seus recursos é algo notória com o passar dos anos do estado democrático de direito, toda via tais avanços tem acontecidos devido à ineficiência, ineficácia e inteiro descomprometimento, por parte dos gestores eleitos, Para MEIRELLES (1996:90-91): Eficiência é o que se impõe a todo agente público de realizar suas atribuições com presteza, perfeição e rendimento funcional. É o mais moderno princípio da função administrativa, que já não se contenta em ser desempenhada apenas com legalidade, exigindo resultados positivos para o serviço público e satisfatório atendimento das necessidades da comunidade e de seus membros.
Mas não se pode negar que a eficiência no setor público é uma exigência da nova tendência mundial em atender os interesses coletivos de forma célere e com resultados efetivos. Busca-se um Estado que planeje, desenvolva e execute suas funções de forma eficaz e com mais efetividade, fazendo uso de novas técnicas e hábitos que visem resultados perenes e satisfatórios.
Para que a Administração Pública alcance a eficiência deve almejar a qualidade na prestação de serviços postos à disposição da sociedade, quer sejam prestados pelo município, quer sejam prestados por terceiros, em atividades de interesse público sob regime de concessão ou permissão. O Estado deve desempenhar suas ações de forma célere, buscando a perfeição para alcançar resultados positivos.
Os recursos públicos, como o nome já diz, pertencem à sociedade, e em benefício desta devem ser aplicados. Por isso, a gestão do dinheiro público deve ser adequada e transparente, obedecendo o planejamento estabelecido nas leis de orçamento, de diretrizes orçamentárias e no Plano Plurianual, pois este é o planejamento de governo, onde os representantes eleitos no Parlamento, o Poder Legislativo, estabelecem os objetivos econômicos e setoriais, tendo em vista os problemas sociais que afetam a sociedade. Por isso é importante o controle social desde a elaboração até a aprovação das leis que regem a atividade financeira do Estado. Interessa como os agentes políticos pretendem aplicar os recursos arrecadados pela sociedade, e se estes serão aplicados de forma mais eficiente possível para atender às necessidades sociais e econômicas.
Diante do relato acima se faz jus dizer que nossa querida cidade não tem gozado das prerrogativas descritas pela lei, a aproximadamente 13 anos deixei a minha amada cidade em busca de algo maior, de oportunidades de sucesso e como diz meu pai: “de ser alguém na vida”, porém sempre visitando e observando os rumos tomados, é com grande sentimento que chego a relatar que ao sangue de nossa população está sendo sugado, com mal tratos e humilhações por uma gestão despreparada e incompetente, com base nos escândalos, e na estrutura que nossa cidade tem apresenta aos seus habitantes e visitantes, um hospital maternidade que não funciona, assistência médica precária, irregular e sem compromisso com seus pacientes, ruas esburacadas, sem pavimentação, regime de empregabilidade para conservar o conhecido “chiqueiro eleitoral” aproveitando-se de pessoas humildes sem fonte de renda alguma, vulneráveis e a sujeitas a humilhações tais como 05 meses de salários atrasados, afinal é isso ou morrer de fome pois existe uma gestão para poucos, e de perseguições, sem meios de atuação para a contenção dos avanço da prostituição infantil, das drogas (mais precisamente o crack), e vários outros problemas (estatua c/ 10 anos de construção que ninguém sabe onde está o dinheiro), enfim problemas que antes só em grandes cidades hoje estão aqui, na nossa querida e “pacata” cidade, e o poder público os tratam com indiferença, como se nada estivesse acontecendo, precisamos de pessoas capacitadas e com vontade de resolver os problemas da nossa cidade, afinal o dinheiro está lá, mas quem define como vai ser investido é o gestor, vote consciente, pelas propostas, pelo plano de governo, pelo que já foi feito, e vote pensando no bem está de todos da cidade: saúde, segurança, educação, expectativa de vida, infraestrutura, qualidade de vida, e não só em você: R$ 50,00.
No dia 07 de outubro você decidirá como será os próximos quatro anos da sua vida, de seus pais, filhos, vizinhos, ou seja o futuro está em suas mãos, não jogue ele fora.     


Antonio Lucas Filho
Servidor Público Federal
Bacharel em Administração
Pós-grad. em Gestão Emp.
Consultor/Escritor/Palestrante





postado por: ideiavermelha.blogspot.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário