sábado, 17 de março de 2012

Nilton Folia: uma festa com segundas intenções

          Hoje acontece em Pau dos Ferros um carnaval fora de época chamado Nilton folia, que serve pra festejar o aniversário do ex-prefeito pau-ferrense Nilton Figueiredo. Essa festa chama atenção para muitas coisas que envolve a configuração da política daquela cidade e de nossa região. Ela serve como tentativa de personificação da figura de Nilton.
           A forma de se fazer política no alto oste do nosso estado, ainda é voltada pra criação de mitos, de heróis do povo, que figuram como líderes de uma determinada comunidade, cidade ou região, criando uma personificação do poder.
          Para alguns especialista da área das ciências políticas, a personificação do poder ocorre geralmente com a associação que a população faz do poder político com determinado governante. Isso ocorre com o reconhecimento em uma pessoa do regime que tal pessoa administra ou administrou. Luiz XIV, que governou a França no final do século XVII e início do XVIII, era um monarca que personificou sua imagem ao sol, ficando conhecido como Rei-sol, numa alusão ao astro que dá vida a qualquer coisa. Além disso, ele é o autor da célebre frase “o Estado sou eu”, numa tentativa de também personificar sua imagem a do próprio Estado.
          Parece que em Pau dos Ferros ocorre coisa parecida, guardada as devidas proporções. O evento Nilton folia já está na sua 15ª edição e acontece de forma totalmente patrocinada pelo então “homenageado” e ex-prefeito do município Nilton Figueiredo.
            Uma festa “normal”, como outras pessoas fazem, como um churrasco, uma feijoada, um jantar, etc, era pequeno para comemorar o aniversário de Nilton, tornou-se necessário algo mais grandioso que envolvesse boa parte da cidade e engrandecesse sua imagem. Isso mostra-se como uma tentativa de personificação do ex-prefeito, colocando-o como um líder, um mito. É claro que Nilton não detém nenhum cargo eletivo no momento, porém ele já foi prefeito e tenta massificar sua imagem oferecendo à população uma festa completamente gratuita, e todos sabem que ele ainda tem pretensões políticas no seu município.
           Em Marcelino Vieira, a imagem do ex-prefeito Edilton, ainda é vista de forma personificada, mesmo depois do seu falecimento. Há ainda muita influência dela presente na política local.
           Infelizmente a nossa política regional ainda é baseada fortemente na imagem de pessoas, e não em instituições, o que é ruim para as cidades, posto que os cidadãos passam a acreditar muito mais nas pessoas (governantes) do que nas instituições públicas. São as instituições que devem solucionar os problemas, se isso ficar a cargo somente das pessoas, estaremos sempre à procura de um “salvador da pátria”.

Um comentário:

  1. Caro amigo que escreveu essa nota, venho aqui apenas lhe parabenizar pela brilhante escrita, adequação e eloquência de idéias. Seu texto esta perfeito e se encaixa fielmente no perfil desse evento. Você falou tudo e claramente a verdadeira ideia desse evento realizado pelo prefeitável Nilton Figueredo. Pena que a massa não compreende as verdadeiras intensões e ainda pulam gritando o nome dele e exibem faixas com os dizeres NILTON EU TE AMO. Não sei se digo a você que o povo de Pau dos Ferros merece sofrer ou se tenho pena dessa população.
    Alline Costa (Assistente Social).

    ResponderExcluir