sábado, 25 de agosto de 2012

Vale a pena LER de novo


A série Vale a pena LER de novo continua e hoje apresenta um texto publicado pelo blog CIRCULO DE FOGO no dia 12 de Fevereiro de 2011, acompanhe.

sábado, 12 de fevereiro de 2011

LIXÃO DE MARCELINO VIEIRA NOVO TEXTO INÉDITO!


ESTAMOS DE VOLTA PARA FALAR DE UMA COISA SÉRIA E SEM PALHAÇADA DESTA VEZ!
ESSE TEXTO É JORNALISTICO! E TRAZ COM DETALHES TODO O CASO DO LIXÃO DE MARCELINO VIEIRA COM IMAGENS INÉDITAS!


           Frascos e cartelas de remédios, todos com prazo de validade vencido em outubro do ano Passado, foram encontrados no lixão da cidade de Marcelino Vieira RN.

Nas embalagens, o selo do Ministério da Saúde reforça a suspeita de que os medicamentos pertenceriam ao Hospital (Hospital?) Municipal ou à Secretaria de Saúde do município. Pelas normas do Conselho Nacional do Meio Ambiente, o descarte de medicamentos e lixo hospitalar não deve ser feito com o doméstico, pelo risco de contaminação do solo e do lençol freático.
Entre os itens encontrados no lixão estão diversos tipos de remédios, além de seringas, todas lacradas, com embalagens inalteradas.


Descoberta - O fato foi descoberto e denunciado por um morador da cidade que passava pelo local e disse ter achado estranho aquilo no lixão. Temendo represálias, ele pediu para não ter o nome divulgado. 
 “Encontramos várias sacolas, alguns sacos plásticos de supermercados, todos cheios de cartelas medicamentos, e seringas.”
De acordo com o blog vitória FM o medicamento foi queimado após a denuncia do Circulo de Fogo. O blog ainda afirma que 3 pequenos açudes que serviam a comunidade de curral de pedra, estão todos poluídos com material tóxico e ainda por cima, não é possível o acesso a referida localidade sem antes receber a fumaça tóxica do lixo que é queimado sem nenhum cuidado e afetando moradores e agricultores que necessitam se deslocar até aquela comunidade.
               O que nossa equipe não entendeu é por que estes medicamentos não foram doados para pessoas necessitadas na época da validade, pois a comunidade de Marcelino Vieira é carente e parece que os responsáveis pelo ato, preferem deixarem os medicamentos vencerem ao invés de doar às pessoas necessitadas.


Destino certo
- Alguns cuidados são necessários na hora de jogar fora medicamentos vencidos:
- Os remédios jamais devem ser jogados diretamente no lixo dentro de sua embalagem original.
- O tema “Resíduos sólidos de origem farmacêutica” é de interesse para a saúde pública e vem sendo tratado tanto pelo Ministério da Saúde quanto pelo Ministério do Meio Ambiente.
- Os órgãos de vigilância sanitária e ambiental são responsáveis pelos instrumentos legais, pelo fomamento de pesquisas e pela fiscalização, para garantir que as atividades geradoras de resíduos dessa natureza lhes dêem a destinação adequada.

video


        REMÉDIO NO LIXÃO É COMUM, SÓ QUE NAS OUTRAS CIDADES, O POVO DENUNCIA, E O CASO É RESOLVIDO, JÁ EM MARCELINO VIEIRA, O POVO NÃO FAZ NADA! 

circulo de fogo denuncia!



Nenhum comentário:

Postar um comentário