O ideiaVERMELHA apresenta hoje um grande pensador do Facebook, que tem discorrido de forma eloquente e consciente a realidade da nossa cidade, suas sábias palavras são escritas com responsabilidade e coerência, vale a pena conferir, veja na íntegra o que ele pensa sobre perspectivas da juventude em Marcelino Vieira.
Dando continuidade às discussões sem questionamentos diretos, proponho voltar os olhos à juventude vieirense e o que é ofertado para o enriquecimento dessa fase da vida. Outro dia resolvi circular pela cidade, “visitar” os pontos de aglomerações e espaços de concentração de grupos. Como não era época da festa do Glorioso Padroeiro Santo Antônio e se tratava de uma sexta-feira em fim de tarde comum, detive-me ao passeio despreocupado.
Se em tempos idos as calçadas funcionavam como símbolos de espaço de socialização da cidade, hoje significam não mais que pequenos focos de comentários infelizes sobre a vida alheia, desmerecimento social e assuntos afins. Visitei a “estátua” do santo casamenteiro, cujo projeto já foi iniciado e REprometido tantas outras vezes. A imagem é de um deserto e logo abaixo, um terreno baldio onde se acumula toda sorte de lixo. À noite, o espaço pavimentado para a estátua exerce a função de espaço de encontros amorosos e libidinosos, embora esse fato seja de conhecimento de todas as pessoas, pois quem circula pelas redondezas pode perfeitamente VER o que aqui descrevo.
Visitei a tal Praça de Eventos. Um espaço de concentração de anfíbios e insetos. À tardinha, adolescentes jogando bola em um chão mal acabado. Tal construção representou AO POVO DE MARCELINO VIEIRA mais um elefante branco, lavagem de dinheiro, que se diga, além do processo de “construção” da tal estátua, iniciada em mandato anterior, com o então prefeito Iramar, do qual o Dr. Ferrari era o vice-prefeito (assunto sobre o qual discutiremos em futuro muito próximo – A INCOERÊNCIA DESSA ALIANÇA). POVO DE MARCELINO VIEIRA: PAGAMOS PELO QUE NÃO VIVEMOS!
Onde se reúne a juventude em Marcelino Vieira? Praça Calazans Fernandes, há anos intacta, com nada além de distração etílica como atrativo para transeuntes. É tão sabida a condição de escassez de formação cultural e política do jovem vieirense – o que se liga diretamente a outras áreas da assistência ao cidadão, que há meses atrás foram veiculadas em programas de rádio locais discussões acerca da prostituição infantil, querela que está transformando a cidade em referência, NO ESTADO, no quesito.
Atividades de grupos, cursos de capacitação, atividades de extensão e programas realizados até existem, mas onde está a ampliação, a permissão ao jovem exercer a criticidade, a criatividade e a construção de uma cidade melhor? Desculpem, não deveria questionar. Então já respondo: não existem. Assim como se encontra RAREFEITO o Programa de Saúde na Escola, a acessibilidade do jovem aos serviços de saúde e de assistência social. A conversa franca, construtivista e também construtiva, planos de futuro, avaliação da qualidade do processo ensino-aprendizagem parecem obsoletos, a valorização da família como berço da educação e preparação do ser humano para o mundo e os desafios que encontrará parece cada vez mais defasada.
Espero um jovem reflexivo, altruísta, construtor da realidade, CO-PARTÍCIPE na sua formação e dos seus iguais, que “curte” o estudo não pela nota (a exemplo da campanha política, que pensa em votar para ganhar, ou nas passeadas pela cor e não pela qualidade das verdades ofertadas), mas pela mudança em seu modo de vida, que anseia pela realização dos objetivos, dos planos, que se inquieta com as irregularidades e com o que DEVE ser melhorado na sua comunidade. QUE QUEIRA SAIR DO LUGAR PARA CRESCER! QUEIRA MUDAR O SEU LUGAR, QUE CONHEÇA O SEU PAPEL DE IMENSA IMPORTÂNCIA: NA FAMÍLIA, NA VIZINHANÇA, NA POLÍTICA, QUE É O EXERCÍCIO COTIDIANO DAS MUDANÇAS. JOVEM PARA SABER USAR A SUA VOZ PARA O DESENVOLVIMENTO DA COLETIVIDADE. SER JOVEM PARA CORRER COM O TEMPO A SEU FAVOR, USUFRUIR DE TODAS AS FASES DE VIDA COM QUALIDADE.
Há um abismo entre o que temos e o que precisamos, JOVENS! Vamos pegar impulso PARA TRANSPOR O ABISMO DAS DIFICULDADES E AJUDAR NA CONSTRUÇÃO DE UMA MARCELINO VIEIRA PARA TODOS E TODAS, SEM DISTINÇÃO DE COR, DE RAÇA, DE ESCOLHA POLÍTICA, IDADE, SEXO OU INTERESSES.
Por Veritas Vincit
Fonte: Facebook
Postado por ideiaVERMELHA
Nenhum comentário:
Postar um comentário