Apesar de vivermos em uma cidade interiorana, onde grandes oligarquias e políticos assistencialistas se perpetuam no poder, nossa pequena cidade está a cada dia mais autônoma e libertária, a juventude está saindo da passividade e procurando exercer de fato e de direito sua cidadania.
Os últimos acontecimentos da juventude vieirense, tem mostrado que aqui já não existe mais aquele “curral eleitoral”, que outrora ofuscava nosso orgulho e feria nossa consciência.
A juventude de Marcelino Vieira começa a perceber seu papel de protagonista na história local, organizando-se em grupos, discussões políticas e manifestações pacíficas.
Visitando a história recente de nosso país, percebemos que a juventude tem sido o diferencial nas grandes lutas e conquistas da nossa sociedade, como exemplo das “Diretas Já” e os “Caras-Pintadas”, e em nossa cidade essa ebulição de pensamentos e ideias começam aflorar, pois movimentos como juventude quarenta, ideiaVERMELHA e o pseudônimo de Veritas Vincit, mostram o quão nossa juventude quer mudar, mas não é um mudar por mudar, é mais do que isso, é mostrar-se, é dizer que a consciência e a sabedoria são fundamentais para o desenvolvimento de um povo, que esmolas e favores políticos, não cabem mais nos dias de hoje.
A juventude tem lançado preposições e desejos de mudança, sempre pautadas em propostas e ideais, contribuindo de forma madura e consciente com o processo democrático que se avista. Fazendo um trocadilho de frases, ao invés de “a juventude é o futuro do país”, que digamos “a juventude é o presente de nossa cidade”.
Por Edino Ferreira
Postado por ideiaVERMELHA
Nenhum comentário:
Postar um comentário