quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A ilusão de um Rio Grande do Norte que não existe

          O grupo Coteminas fechou uma empresa no RN, com 1.500 empregos em São Gonçalo do Amarante. Mas vende o engodo, com apoio público, de que está investindo na economia do Rio Grande do Norte.
          Risível.
         Aconselho os ufanistas e ludibriados a passearem por Pernambuco. Testemunharão o verdadeiro “espetáculo do crescimento” preconizado pelo presidente Lula. Dêem uma passadinha no Ceará e comecem a postar seus olhos na Paraíba, tudo aqui pertinho de nós.
        O Rio Grande do Norte está em processo de queda livre em sua economia, com acanhados investimentos públicos e instabilidade de negócios na iniciativa privada.
           As exportações estão encolhendo.
           Pobre Rio Grande ‘Sem Sorte”.

fonte: http://blogcarlossantos.com.br/

Cartórios tratam o dia 29 de fevereiro como uma data igual às outras

CartorioBrasília – Oficialmente o dia 29 de fevereiro, embora ocorra a cada quatro anos, é tratado como uma data igual às outras pelos cartórios de registros. No Cartório do 2° Ofício de Brasília - um dos principais da capital federal, no qual são feitos registros civil, de casamentos, títulos, documentos e de pessoas jurídicas - a orientação é seguir as regras adotadas todos os dias do ano. Quem nasce em 29 de fevereiro é registrado com data de 28 ou de 1º de março.

No entanto, os aniversariantes do dia 29 de fevereiro consideram-se privilegiados. Nas redes sociais, como o Orkut e o Facebook, o assuntou gerou a criação de comunidades destinadas exclusivamente aos nascidos nesta data. Há quem diga que o assunto provoca confusão, mas a maioria comemora.

O comerciante Edmar Leone da Cunha, de 43 anos, que nasceu em 29 de fevereiro de 1968, contou que se sente “um sortudo” devido à data de seu aniversário. “Nunca tive dificuldade alguma por causa dessa data. Acho que sou um sortudo por ter nascido em dia tão atípico”, disse.

Cunha disse ainda que nos anos não bissextos comemora o aniversário no fim de semana mais próximo ao dia 29. Segundo ele, os amigos e parentes o parabenizam no dia 28 de fevereiro. Nas redes sociais da internet, o mesmo comportamento se repete com os nascidos no dia 29, segundo depoimentos.

Fonte: Agência Brasil

Galvão Bueno comete gafe durante amistoso da Seleção

         
          Galvão Bueno já coleciona diversas pérolas em seu currículo. Na tarde desta terça-feira (28), durante a transmissão do jogo entre as seleções do Brasil e da Bósnia, o narrador da Globo cometeu mais um deslize. Dessa vez a vítima foi o ex-jogador e atual comentarista Júnior.
          Galvão estava transmitindo o jogo ao vivo da Suíça, enquanto Júnior estava ao lado de Walter Casagrande, Arnaldo Cezar Coelho e do apresentador Tiago Leifert no estúdio da Globo, em São Paulo.
          Antes do início da partida, naquele clássico bate-papo entre os jornalistas e especialistas, Galvão perguntou para Leifert se ele sabia quem tinha entrado em campo pela Seleção no único encontro anterior entre as duas seleções. O apresentador disse que apenas lembrava que Ronaldo Fenômeno havia feito o único gol da partida, realizada em 1996, em Manaus.
“Quem fez o gol foi o Ronaldo. Quem entrou no segundo tempo está do seu lado, cara. Foi uma das últimas partidas dele na Seleção Brasileira, fala com ele aí”, disse Galvão.
          Sem graça, Leifert perguntou para Júnior se ele havia jogado a partida. O comentarista disse não se lembrar da ocasião. “Nem me lembro. Pra dizer a verdade, não me lembro, não. Achava que minha última partida tinha sido contra a Finlândia, em João Pessoa. Parei de jogar de 92 para 93...”, falou Júnior.
          Nesse momento Galvão percebeu que havia se equivocado, todos caíram na risada e Júnior ainda brincou: “Alongaram minha carreira por mais quatro anos [risos]. Teria sido bom! Eu teria participado da Copa de 1994”.
O apresentador do “Globo Esporte” se despediu de Galvão, que ainda afirmou ter feito uma brincadeirinha com o ex-atleta do Flamengo e da Seleção. “Tá bom, foi uma brincadeira com o Júnior”, finalizou.
          O Júnior que entrou em campo no primeiro amistoso entre Brasil e Bósnia foi Jenílson Ângelo de Souza, lateral direito reserva de Roberto Carlos na conquista do pentacampeonato da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2002. O comentarista, 19 anos mais velho que o xará, se chama Leovegildo Lins da Gama Júnior e também era lateral esquerdo. Porém, na partida citada por Galvão, ele já havia pendurado as chuteiras.


fonte: http://entretenimento.br.msn.com

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Deu no blog da Rádio Vitória FM: ABERTURA DOS TRABALHOS LEGISLATIVOS EM MARCELINO VIEIRA É MARCADO POR CRÍTICAS AO GOVERNO MUICIPAL






MARCELINO VIEIRA: A abertura dos trabalhos legislativos que ocorreu ontem na camara municipal, ficou marcado por críticas a atual administração.

Após a abretura da seção ordinária feita pelo presidente Adalberto Antonio da Costa, foi a vez  do prefeito Municipal Dr. José Ferrari ocupara tribuna daquele parlammento para levar sua mensagem. Falando das dificuldades em que encontrou o município e destacando as dívidas deixadas por seus antecessores, o prefeito destacou a Saúde como prioridade em seu governo e citou o exemplo de ambulâncias que teria recebido sucateadas pela administração anterior e que hoje estavam recuperadas e com um incremento de mais ambulâncias para o atendimento de urgências.

Agradeceu por diversas vezes o apoio da Câmara Municipal e disse que o possível havia sido feito diante da crise que assola o país e as prefeituras.

Facultada a palavra a vereadora Verônica Rodrigues, parabenizou o prefeito pela atualização salarial dos funcionários municipais e pela presença naquela ocasião, seguida pelo vereador Manoel Viana ( Dr. Luzimar) que também usou da palavra para parabenizar o prefeito.

Usando a tribuna o Vereador Luiz Bento - PT, fez duras críticas ao governo municipal, " Eu esperava que vossa excelência viesse a esta casa prestar contas após três anos, dizer ao povo, porque está tudo parado em sua administração, como por exemplo o complexo turístico religioso, a Creche Municipal, As casas Populares e tantos outros, eu esperava que vossa excelência viesse aqui, dizer o porque que pacientes precisam de ambulâncias e muitas vezes não são atendidas, e não só falar de crise, faz anos e anos que eu escuto a mesma mensagem, até parece mensagem natalina que o próximo ano será bem melhor, não se pode mais falar em dívidas sem que as apresente, gostaria que vossa excelência enviasse a esta casa todas as dívidas realcinadas ao município, parabéns pela coragem de pela primeira vez dizer que recebeu a prefeituara endividada, mas não é só isso não, tem que se concluir algo", disse o vereador.

Em resposta as críticas o prefeito culpou o atraso por parte do governo federal na destinação das verbas e também os valores que segundo ele estariam defasados frente a inflação.

Ainda na tribuna, o vereador Luiz Bento, criticou a postura do prefeito em pleno ano eleitoral está prometendo casas ao povo, "vossa excelência sabe que em ano eleitoral é expressamente vetado as promessas eleitoreiras de distribuição de casas, não se pode sair por ai prometendo o que não se pode fazer, ouvi falar inclusive que estariam fazendo cadastro para para entrega de casas, isso já foi feito em anos passados e a mesma coisa vem se repetindo" criticou o vereador.

O prefeito Jose´Ferrari disse que não havia nenhum tipo de cadasrto e sim um levantamento para saber o déficit habitacional no municipio e que haviam dois projetos em andamento, sendo um atarvés do PAC 2 do governo federal para construção de casas habitacionais e que as mesmas só seriam construídas com a doção do terreno feita por ele para a tal construção.

Já o vereador voltou a rebater e disse que as doações dos terrenos não podiam ser feitas pelo prefeito e sim pela prefeitura.

Em seguida, foram colocados em discussão dois projetos de Lei, sendo o autor dos referidos projetos o Vereador Luiz Bento, um que já estava em pauta, o de nº 044/2011 que trata de acabar com o recesso parlamentar no mês de Julho e outro de nº 045/2012 que trata de destinção de no mínimo 20% para valorização da cultura Local, sendo o ultimo aprovado por nanimidade de votos e o outro voltando a pauta para a próxima seção, visto que o número de vereadores era insuficiente (após a saída do Vereador Dr. Luzimar) para votação do referido projeto, sendo necessário o mínimo de 2/3 ( dois terços) dos vereadores presentes.

Ainda houve a votação do requerimento de nº 03/2012 da Vereadora Verônica Rodrigues, que solicita do executivo Municipal transparência nos aluguéis e locação de MÓVEIS e IMÓVEIS feita pela prefeitura Municipal, que foi aprovado por unanimidade.

Estiveram Presente a Seção os vereadores ADALBERTO ANTONIO DA COSTA, ADEMAR FONTES, CESAR PAIVA, LUIZ BENTO DA SILVA, MARIA DE FÁTIMA FERNANDES, MANOEL VIANA DA COSTA ( saiu antes do término) e VERÔNICA DE FÁTIMA RODRIGUES. 
FONTE: radiovitoriafm

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Você sabe quanto a prefeitura de MARCELINO VIEIRA recebeu do Governo Federal em 2011?

Transferência de Recursos por Estado/Município

UF: RIO GRANDE DO NORTE   Exercício: 2011

Município: MARCELINO VIEIRA



Assistência Social
Serviço Socioeducativo - PETI 
2.500,00
Educação
 
22.850,00
Educação
 
109.980,00
Urbanismo
 
948.320,00
Agricultura
 
253.500,00
Comércio e Serviços
 
39.104,33
Educação
Promed 
246.845,68
Educação
Promed 
235.125,00
Educação
PNATE 
45.674,50
Saúde
TETO MAC 
120.212,61
Encargos Especiais
Compensação de Exportação - CEX 
4.758,15
Assistência Social
Transferência de Renda - PETI 
850,00
Encargos Especiais
Cota-parte dos Estados e DF do Salário-Educação 
125.206,29
Educação
PDDE 
49.892,10
Saúde
Estruturação/DAB 
29.700,00
Encargos Especiais
FUNDEB 
1.660.904,44
Encargos Especiais
FPM - CF art. 159 
4.728.350,93
Desporto e Lazer
Infraestrutura para Esporte Recreativo e de Lazer 
64.927,20
Urbanismo
 
22.191,98
Saúde
Vigilância em Saúde 
70.530,25
Saúde
Vigilância Sanitária 
8.404,59
Saúde
PAB Fixo 
157.530,00
Saúde
PAB Variável - PSF 
576.987,00
Saúde
FARMÁCIA BÁSICA 
42.488,16
Encargos Especiais
CIDE - Combustíveis 
31.623,36
Assistência Social
Indice de Gestão Descentralizada - IGD 
36.598,20
Assistência Social
Projovem Adolescente 
7.537,50
Encargos Especiais
Transferências - LC n.º 87/96 e 115/2003 
2.038,08
Assistência Social
Bolsa Família 
1.448.397,00
Encargos Especiais
Transferência - ITR - Municípios 
1.689,69




Total destinado ao município MARCELINO VIEIRA:  
R$ 11.212.190,14
fonte: http://www.portaldatransparencia.gov.br

           Nota do Blog:

         O portal da transparência, caro leitor, disponibiliza na internet todos os recursos destinados pelo governo federal e recebido pelos municípios detalhadamente. É um instrumento importantíssimo para o cidadão fiscalizar seus governantes. 
       A saúde do nosso município, por exemplo, recebeu mais de um milhão de reais no ano passado, e não se vê muitas melhorias no setor. 
       O setor de urbanismo também recebeu um montante de mais de um milhão, e o que se vê na cidade são praças acabadas e asfalto esburacado, além de outros problemas estruturais.
     Enfim, a prefeitura de Marcelino Vieira recebeu do governo federal um total de R$ 11.212.190,14 e o que se tem no município são velhos problemas que se arrastam a muito tempo.

 
 





MARCELINO VIEIRA: Câmara Municipal inicia os trabalhos em 2012

          Hoje dia 27 de Fevereiro tem inicio o ano legislativo da Câmara Municipal de Vereadores de Marcelino Vieira. Um ano cheio de expectativas, afinal estamos em um ano eleitoral.

           Deve ser votado nesta primeira assembléia o projeto de Lei do Vereador Luiz Bento, que trata da redução das férias daqueles parlamentares, que atualmente gozam de dois períodos, em Janeiro e Julho, em contato com o Vereador ele nos disse que o argumento utilizado por ele é que o trabalhador brasileiro tem normalmente um período de férias por ano e que eles vereadores devem se adequar a esta realidade, adiantou ainda que, vai colocar em pauta um projeto de Lei que beneficia os artistas da terra, onde o poder público ao fazer um evento como uma festa musical com atrações de fora, deve destinar pelo menos 20% do valor gasto na contratação de bandas ou cantores a um artista local.

           Queremos aqui aplaudir a iniciativa do Vereador Luiz Bento, e externar nossa preocupação com os demais ocupantes daquela casa, pois ao longo desses três anos não apresentaram projetos significativos para nossa população, o que vimos foi apenas jogo de interesses, servindo apenas a interesse do executivo. Enquanto um ou dois falavam o restante “balançavam a cabeça”, das duas uma como diz o ditado popular, ou são apenas bonecos de manobras do executivo, ou são completamente despreparados para assumirem um cargo de tamanha importância em nossa sociedade.

            Precisamos de mais Vereadores que faça jus a seu mandato, fiscalizando o executivo e apresentando projetos para o desenvolvimento de nossa cidade. Fica o recado, o povo está de olho, outubro vem aí.


domingo, 26 de fevereiro de 2012

MARCELINO VIEIRA: história esquecida



A nossa Marcelino Vieira, apesar de pequena e pacata tem uma participação muito importante na história do Rio Grande do Norte e do Brasil, em nossas terras passaram um dos movimentos mais míticos e controversos de nossa história, o chamado “bando de Lampião”.

O confronto com o bando de Lampião ocorreu no dia 10 de junho de 1927 no sítio Caiçara, no povoado de Vitória, antigo nome de nossa cidade. Nesse confronto, segundo fontes historiográficas, um bravo e heróico soldado, lutou até a morte, defendendo nosso povoado daqueles “terríveis cangaceiros”.

Infelizmente, esse recorte histórico de nossa cidade tem sido ao longo dos anos esquecido pelo poder público, que se preocupa apenas com seus próprios interesses, não se preocupando em incentivar a cultura local, nem de estabelecer uma identidade para o nosso povo.


Nesse local que hoje está localizado o principal açude da cidade, poderia ser um ponto turístico, um lugar agradável e importante por sua contextualização histórica, mas o que temos lá é somente um ou dois bares, sem nenhum atrativo, não por falta de vontade dos moradores, e sim por falta de investimento das pessoas que governam nosso município.

E se pensarmos que metade do dinheiro jogado fora na construção do complexo turístico religioso de Santo Antonio, poderia ter sido usada no desenvolvimento da área em torno do açude, onde outrora foi travada uma das grandes batalhas de nosso Estado. Poderíamos hoje, termos um verdadeiro ponto turístico em nossa cidade.

Não adianta inventar, não se pode criar uma coisa que não existe e tentar fundamentá-la na fé. Talvez por isso o complexo não tenha saído do papel, ora, todos nós sabemos que esse complexo religioso foi uma invenção de uma administração que não conseguia nem atender o básico da população como a saúde, a moradia, o emprego, etc...

Mas voltando ao caso histórico da invasão de Lampião, vários autores falam sobre esse acontecimento, existem várias versões, alguns dizem que o soldado José Monteiro de Matos recém incorporado a Polícia Militar do RN, em meio a provocações de colegas, que não acreditavam em sua coragem, pronunciou: “Eu morro, mas não corro”. Outros dizem que o jovem soldado já ferido não conseguiu correr fugindo com os demais PMs, quando o oficial da operação, devido a falta de guarnição ordenou a retirada da tropa e por isso foi alvejado e morto. Não se relata muito, mas nesse confronto também um “cangaceiro” foi morto o chamado "Azulão".

Temos um importante fato histórico em nossa cidade, que não é valorizado. Fica à dica ao poder público, Marcelino Vieira é uma cidade de potencial, basta acreditar e investir, não precisa inventar.

Por Edino Ferreira

Agência dos correios de Riacho da Cruz é arrombada durante a madrugada



          A agência dos correios da cidade de Riacho da Cruz foi arrombada e roubada na madrugada desta sexta-feira (24/02), horário não informado. Os ladrões desligaram o alarme para evitar qualquer barulho. Vizinhos ouviram barulhos de pancadas quando os malévolos quebravam a parede.
           Segundo informações dos funcionários da agência os ladrões chegaram a arrebentar o cofre e levar parte do dinheiro, a quantia subtraída não foi divulgada pela gerente da agência. O roubo só foi identificado pela manhã. A policia foi acionada onde foi registrado boletim de Ocorrência.
          O caso está sob responsabilidade do destacamento policial do município de Riacho da Cruz e os detalhes da ação estão sendo preservados para que não atrapalhem as investigações
Fonte: O Mural de Riacho da Cruz

           Nota do Blog:
          Essa situação ocorrida na próxima cidade de Riacho da Cruz mostra as falhas no policiamento do interior do estado. A poucos dias a governadora anunciou a entrega de uma viatura para polícia de nossa cidade, o que não irá resolver o problema da segurança pública, nem de Marcelino Vieia, nem muito menos no alto oeste. São ações isoladas do governo que não serve nem como paliativo. O problema é mais sério. É necessário reestruturar nossa polícia, e isso começa por um sálario mais justo e aumento do efetivo.
          A mesma coisa vem ocorrendo na saúde e principalmente na educação. O governo da senhora Rosalba Ciarlini não tem demonstrado seriedade com as três principais áreas de sustentação da sociedade.


sábado, 25 de fevereiro de 2012

GERAIS


Horário de verão
        Termina hoje a meia noite quando os relógios deverão ser atrasados em 1 hora nas regiões participantes.
        O fim do horário de verão empurra para mais tarde a programação da TV brasileira nas regiões não participantes.

Quaresma
        Começou na última quarta-feira e se encerra no Sábado Santo o período chamado de Quaresma, onde os católicos com idade entre 21 e 59 anos devem jejuar (uma refeição completa e duas leves por dia) e se abster de alguma coisa que costumam fazer diariamente.

Aulas
         As aulas na rede estadual de ensino estão marcadas para iniciar no dia 1º de março, em plena quinta-feira. É possível que seja a primeira vez que as aulas não começam numa segunda-feira. Não dá pra entender qual a lógica de se começar no fim da semana, isso pode provocar um esvaziamento nos primeiros dias de aula. Mais uma peripécia do governo de Rosalba Ciarlini.

Na terrinha
         Em Marcelino Vieira as especulações sobre a política do município deram uma esfriada durante o período momesco, o que é natural, afinal as pessoas estavam procurando aproveitar o feriado.

Voto feminino
        Há exatos oitenta anos Celina Guimarães Viana se tornava pioneira na participação feminina na política. A professora foi a primeira mulher a votar, e o fato aconteceu em Mossoró. O Rio Grande do Norte também teve a primeira mulher eleita para um cargo eletivo: Alzira Soriano foi eleita prefeita de Lajes em 1928.

Minha Casa, Minha Vida
        A presidente Dilma Rousseff quer que sejam construídas 500 mil casas por ano no programa Minha Casa, Minha Vida, o que significa 1,3 mil casas por dia. Sua meta é entregar duas milhões de moradias até o fim de seu governo. A diminuição do déficit habitacional deverá ser a marca do seu governo, assim como o fim da inflação foi a marca do governo Itamar Franco e a criação das leis trabalhistas foi a marca do governo de Getúlio Vargas.

Casas populares
         É bom nossos governantes ficarem de olhos bem abertos. Em ano eleitoral não pode haver distribuição de casas populares. É  proibido expressamente pela legislação eleitoral.

Salário MÍNIMO
         O próprio nome já é bem claro (Mínimo), não se pode pagar um valor inferior a R$ 622,00. Isso parece bem óbvio. Menos para a prefeitura de Marcelino Vieira. Será que ela irá pagá-lo agora em fevereiro? Segundo o blog Circulo de Fogo, os servidores não receberam o valor reajustado no mês de janeiro.

Frase do dia

Quando tudo nos parece dar errado
Acontecem coisas boas
Que não teriam acontecido
Se tudo tivesse dado certo.”
(Renato Russo)

Só rindo...
Esse curtiu o carnaval em casa.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Apesar da Lei Seca o carnaval continua violento nas estradas do RN, revela dados


A Polícia registrou a morte de nove pessoas nas estradas que cortam o Rio Grande do Norte durante o período de Carnaval - da sexta-feira até a manhã de ontem. As informações foram repassadas pela Polícia Rodoviária Federal e pela Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE). Ao todo foram sete mortes nas estradas estaduais e duas nos trechos federais.
 
Pelo balanço parcial apresentado pela CPRE, este ano ocorreram menos acidentes nas estradas estaduais, em relação ao mesmo período do ano passado. Porém, as colisões resultaram em ocorrências de maior gravidade.

Durante o carnaval na edição 2012, foram registrados 76 acidentes com sete vítimas fatais nas rodovias estaduais. Em 2011, foram 120 acidentes, que deixaram três mortes. De acordo com informações do comandante do CPRE, coronel Francisco Freitas, 46 carteiras de habilitação foram recolhidas e 13 condutores foram presos.
 
Fonte: blog Jean Carlos/blog nosso parana

A MANIA DE FALAR MAL DO BRASIL

          A velha mídia brasileira se especializou em retratar o Brasil da pior maneira possível. Essa visão de que somos piores em tudo se estende à sociedade que parece se deleitar em falar mal do país.
         O professor e sociólogo Alberto Carlos Almeida examina a questão de forma lúcida e claro na revista ÉPOCA desta semana. Confiram:
          Grande parte da mídia brasileira se especializou em falar mal do Brasil. Graças a isso, a percepção que a sociedade tem de si mesma, em diversos aspectos, é inteiramente equivocada.
          Vende-se algo que não existe: a visão de que somos piores em quase tudo, quando comparados com a maioria dos países desenvolvidos. Nem mesmo as boas notícias são recebidas de maneira positiva. Por exemplo, a recente informação de que ultrapassamos o Reino Unido quanto ao PIB foi divulgada cheia de ressalvas, afirmando-se que o PIB per capita é um indicador mais relevante e coisas do gênero.
          A covardia com o Brasil atinge o ápice quando se tenta comparar nosso sistema político com o dos outros países. Afirma-se que o presidencialismo é pior do que o parlamentarismo, mas não dizem que os países parlamentaristas têm gastos públicos sistematicamente maiores do que os presidencialistas e que é justamente por isso que a Europa se encontra mergulhada na pior crise econômica de sua história recente.
          Diz-se que o sistema eleitoral distrital é melhor do que o proporcional com lista aberta, mas não dizem que um dos países que melhor escapou da crise mundial é a Suécia, que adota o mesmo sistema eleitoral que o nosso tão criticado Brasil.
          Como sempre, a lista de críticas ao Brasil é muito longa. É difícil imaginar como um país tão ruim, com tantas coisas negativas, possa ter chegado aonde chegou. Opa, para os críticos ele não chegou a lugar algum, continua lá atrás, sendo um dos países mais problemáticos do mundo.
 
fonte: http://www.ailtonmedeiros.com.br/

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Deu no Blog Vitória FM

Chuva e Vento Forte derrubam árvore e causam danos em placa na entrade de Marcelino Vieira - RN

 
          A forte chuva com rajadas de vento que cairam no início da noite em nossa cidade causaram a derrubada de uma  árvore, interrompendo a pista de rolamentos nos dois sentidos na rota Rosendo Fontes, mais precisamente em frente a propriedade de Dr. Luzimar, e danificou a estrutura da placa de boas vindas na entrada da cidade. 







           Com a força do vento uma estrutura de ferro e concreto que sustenta a placa também foi retorcido, causando risco aos motoristas que trafegavam naquele momento.

           Além da árvore e da placa há informações de que o telhado de algumas casas também teriam sido revirado.

            As chuvas caidas até agoram haviam sido tranquilas e sem danos.
 
fonte: http://www.vitoriafm.blog.br