Quem disse que a oposição perdeu as eleições?
Lembremos que a democracia é formada por três poderes: o judiciário, o legislativo e o executivo. O primeiro é independente de processos eletivos populares, então só nos resta confiar nele, e acreditarmos que pelo menos será justo e fará serem cumpridas as leis. Os outros dois, o executivo e o legislativo, sim são definidos pelo poder do voto popular.
Na nossa cidade, o pleito eleitoral deste ano mostrou uma divisão. O grupo situacionista, que há vinte e quatro anos domina completamente a política vieirense continuará com o executivo. Porém, a grande mudança aconteceu no poder legislativo. Desta vez, a maioria dos vereadores eleitos foi da oposição. E não esqueçamos que um poder é dependente do outro, não dá para governar sozinho. A oposição terá o poder do voto na câmara dos vereadores, já que terá a maioria.
Assim, os poderes estarão divididos. O grupo situacionista não saiu completamente vitorioso das eleições, pelo contrário, sofreu uma derrota histórica. Perdeu a maioria na câmara, que há anos estava acostumada a dizer sim a tudo que o prefeito decretasse.
Agora o contexto é outro. Além de criar leis, é atribuição do legislativo municipal fiscalizar o executivo. O prefeito agora vai ter uma preocupação que antes nunca teve, a de que estará sendo de verdade fiscalizado em suas ações, visto que a nossa câmara era completamente amarrada ao mesmo e o que ele falasse a câmara – ou pelo menos sua maioria – dizia amém.
Desta forma não houve um partido vencedor nas eleições de sete de outubro em Marcelino Vieira, apesar de alguns andarem divulgando isto, o que houve sim foi uma divisão dos poderes, que há muito tempo não se via em nossa cidade. Então, podemos dizer que a oposição saiu vitoriosa nas eleições, já que não tinha nada e agora vai ter o comando de um dos poderes.
Por Selmar Lima
Nenhum comentário:
Postar um comentário